terça-feira, 3 de novembro de 2009

Concurso de Redação: redações vencedoras


Rafael Guereni Lemos - 1º Lugar Anos Finais (Escola Cid Adalberto dos Reis)



Há quatorze anos eu moro nessa casa, nasci aqui. Ela não tem paredes, não tem teto, mas tem uma natureza que deixa mais bela que qualquer outra. Não tem piscina, mas no meu quintal tem lagoas, as mais incríveis que já vi.

Minha casa é cortada por um doce rio, que trouxe um grande desenvolvimento para nós. Meus jardins são cheios de matas, enfeitadas por uma flora e uma fauna sem igual.

Sei que minha casa precisa de reparos, mas nela mora um povo batalhador que com muita garra está ajeitando-a e trazendo progresso para todos.

As visitas que recebo se encantam e se apaixonam por ela. Nela eu tenho tudo que preciso: estudo, lazer, trabalho, amigos acolhedores.

Minha casa tem riquezas, tem história, tem um nome. Minha casa é Linhares.


José Harrison Siquiera da Silva - 1º Lugar Anos Iniciais (Escola Auto Guimarães)


Cresci em um lugar chamado Pó do Shell, onde existia uma lagoa que foi aterrada por causa das muitas serrarias que na época funcionavam neste local. E assim nasceu o meu bairro.

Um pedacinho do coração da minha cidade onde vivo e sou feliz, brinco, faço amigos e tento imaginar o futuro.

Muitas vezes me vejo neste futuro, pois as ruas já estão calçadas, escolas em vários lugares e eu aprendendo a amar esta cidade, no barulho das brincadeiras, nas luzes das casas e na água que corre nos canos.

Linhares é a minha casa, onde gosto de estar; pedacinho do meu ser!

Apesar de tudo isso, algo que me deixa triste é a violência que faz com que algumas pessoas tenham preconceitos por este espaço da minha cidade que eu amo.

Mas assim como eu, Linhares está crescendo, desabrochando, mudando. E eu como menino aproveito suas belezas naturais (lagoas, praias, rios) e vejo-a transformar-se em uma cidade, um recanto onde sempre quero estar.

Nenhum comentário: